dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Camarão  
Nova ração substitui farinha de peixe por produtos agroindustriais
Derivados de pescado estão cada vez mais caros e raros, por isso rações avançam para mistura de novos ingredientes
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
10/06/2010

As rações para camarão são compostas principalmente de produtos derivados de ingredientes marinhos como farinha e óleo de peixe, que são ricos em aminoácidos. O problema é que estes ingredientes estão ficando cada vez mais raros no mercado e começam a limitar a produção destas rações. Com isso, as indústrias de ração de camarão estão substituindo os alimentos marinhos por subprodutos da agroindústria como farelo de soja, de algodão, farinha de carne, farinha de pena e estão acrescentando óleos e aminoácidos a estas misturas para que o valor nutritivo dos alimentos não seja perdido.

— O maior benefício é o de sustentabilidade, só que ocorre ao longo do tempo. O que vai acontecer com isso é que a gente não limita a produção de pescados no mundo, se a gente considerar que precisa de 20% de farinha de peixe para fazer ração para camarão, a minha capacidade de produzir ração pra camarão fica limitada à produção de farinha de peixe. Quando a gente consegue deixar essa dependência de farinha e óleo de pescado e migra para subproduto de grão e da agroindústria, o horizonte passa a ser ilimitado. Eu não consigo tirar a farinha de peixe e substituir por um único ingrediente, mas quando eu uso um mix dos outros ingredientes aproveitando as características de cada um é como se pegasse estes ingredientes e formulasse uma coisa parecida como a farinha de peixe — ensina João Manoel Cordeiro Alves, gerente de produtos para a aquacultura da empresa Guabi.

Alves é um dos palestrantes do VII Simpósio Internacional de Carcinicultura, que acontece do dia 7 a 10 de junho durante a Feira Nacional do Camarão, a Fenacam 2010, em Natal, Rio Grande do Norte. Ele vai falar sobre os avanços na nutrição de camarões e explicar porque a substituições de produtos marinhos é necessária. Alves diz que os preços do farelo de peixe aumentam muito a cada ano, mais de 20% ao ano em dólar. Apesar destes novos ingredientes da ração do camarão precisarem de alguns ajustes para que a substituição seja maior, os benefícios ainda são grandes. Além de possibilitar maior expansão do mercado de carcinicultura (cultura do camarão) no Brasil, os custos cairiam 5% com a modificação dos produtos.

— Os produtos de origem marinha representavam 27% do peso da ração de camarão até 2005. Hoje, essa quantidade já diminuiu para 18% e a tendência é diminuir ainda mais. O benefício imediato é o econômico, porque os preços de farinha de peixe são astronômicos. Eles têm subido mais de 20% ao ano em dólar. É muito mais barato eu corrigir a farinha de soja com aminoácido sintético do que usar a farinha de peixe, que é rica em aminoácidos. Ou seja, é mais barato a gente fabricar na indústria essa farinha de peixe. Mas o principal benefício é a sustentabilidade. É importante que a gente não dê limites para o aumento da produção de pescado. Temos que desenvolver ainda na questão da palatabilidade e no processamento destas rações — explica.

"Preços do farelo
 de peixe aumentam
 mais de 20% ao ano
 em dólar"


 João Manoel Cordeiro Alves,
 Guabi

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
valber Ribeiro
29/12/2015 - 15:33
Valeu

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Carcinicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada